Yôga é um termo sânscrito que siginifica união, integração.
Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi (hiperconsciência).
Ninguém introduziu o acento circunflexo nessa palavra. Ele está claramente indicado no alfabeto dêvanágari.
Em dêvanágari, o acento (matra) é representado por um traço vertical a mais, colocado depois da letra para alongar a pronúncia dessa sílaba, mas não a tornará forçosamente tônica. Na nossa transliteração, sendo uma letra a, u ou i, o acento deve ser agudo e tratando-se de uma letra e ou o, deve ser circunflexo. Tal acento não ocorre só na transliteração para o português, já que se encontra em obras de outros idiomas, tais como o inglês e o castelhano os quais, ainda por cima, nem possuem em sua ortografia o acento circunflexo! (Livro Curso Básico, DeRose)
Fora do Brasil, há décadas esse acento vem sendo utilizado na Inglaterra (Aphorism of Yôga, Sri Purohit Swami, Editora Faber and Faber, Londres); na Argentina (Léxico de Filosofia Hindú, F. Kastberger, editorial Kier, Buenos Aires); em Portugal (Poema do Senhor, Vyassa, Editora Relógio d’Água, Lisboa); etc.
Consulte o Sanskrit-English Dictionary, de Sir Monier-Williams, o mais conceituado dicionário de sânscrito, página 804.
Mais referências:
Yôga tem acento em outras línguas:
Mais documentação sobre o uso do circunflexo no sânscrito: http://www.metododerose.org/blogdoderose/a-bem-da-justica-e-da-verdade/mais-documentacao-sobre-o-uso-do-circunflexo-no-sanscrito/
Nossa língua, nossa pátria:
O Yôga e a Ioga: como tudo começou: http://www.yogaribeiraopreto.org/yoga-ioga/
DeRose ensina escrever SwáSthya Yôga em dêvanágarí: http://yogapress.wordpress.com/2009/05/page/2/
Yôga tem acento (página do livro Tratado de Yôga): http://www.metododerose.org/blogdoderose/profissao/yoga-tem-acento-uma-pagina-do-livro-tratado-de-yoga/
Podemos, então, concluir qual é a maneira correta de escrever o tão polêmico termo em pauta. No entanto, todas as pessoas são livres para escrever como bem entenderem.
Acredito que o mais importante, dentre os que praticam esta filosofia de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e hiperconsciência, é preservar a ética, o respeito, o amor e a união. Citando Pátañjali, a primeira norma ética milenar do Yôga é a não-agressão (ahimsá); e a segunda, é fazer o uso da verdade (satya).
Nenhum comentário:
Postar um comentário