terça-feira, 21 de agosto de 2012

Estimule sua concentração


Já que o assunto do momento é meditação, e para meditar é preciso se concentrar, aí vai uma técnica para estimular e desenvolver ainda mais a sua concentração:


Drishti kriyá

Os drishtis são variedades de trátaka (limpeza dos globos oculares) que podem ser utilizados sob duas interpretações: como kriyás ou com dháraná. No primeiro caso são denominados bahiranga trátaka (externos) e no segundo caso, antaranga trátaka (internos). Como kriyás, o praticante não precisa atentar para a concentração mais do que o necessário à boa consecução da técnica.
Sendo os drishtis, exercícios de fixação do olhar, os músculos oculares são muito solicitados e os globos oculares ficam lavados pelo lacrimejamento. Por isso mesmo, se feitos com moderação podem beneficar os olhos e reduzir alguns problemas visuais. Mas, ao contrário, feitos com exagero poderão lesionar o mecanismo da visão.
Na variedade de exercícios para concentração, o praticante deve esforçar-se por não deixar o pensamento evadir-se do objeto da fixação. Por exemplo, se o objeto é uma estrela, procurar ficar sem piscar o máximo possível de tempo, dentro do racional, mantendo a atenção fixa na estrela.
Alguns exemplos de drishti:
- Naságra drishti: fixação na ponta do nariz;
- Bhrúmadhya drishti: fixação na raiz do nariz, entre as sobrancelhas;
- Agni drishti: fixação no fogo (chama de uma vela, fogueira, tocha etc.);
- Táraka drishti: fixação numa estrela;
- Chandra drishti: fixação na lua;
- Súrya drishti: fixação no sol (só no nascente e no poente, mesmo assim, apenas naquele momento em que não fira os olhos).

Fonte: Tratado de Yôga, DeRose

Nenhum comentário:

Postar um comentário