segunda-feira, 18 de julho de 2011

Muito além do nosso eu

Breve resenha do livro que eu ainda quero ler, Muito além do nosso eu, do neurocientista Miguel Nicolelis, um dos autores convidados da FLIP 2011.


Miguel Nicolelis

Por apenas um momento, imagine viver num mundo onde as pessoas usam seus computadores, dirigem seus carros w se comunicam umas com as outras simplesmente por meio do pensamento. Sem necessidade de usar teclados complicados e lentos ou direções hidráulicas. Sem precisar contar com movimentos corporais ou imperfeições da linguagem falada para expressar cada uma de nossas verdadeiras intenções e pensamentos.
Nesse mundo novo, centrado apenas no poder dos relâmpagos cerebrais, nossas habilidades motoras, perceptuais e cognitivas se estenderão ao ponto em que pensamentos humanos poderão ser traduzidos eficiente e acuradamente em comandos motores capazes de controlar tanto a precisa operação de uma nanoferramenta como manobras complexas de um sofisticado robô industrial. Nesse futuro, sentado na varanda de sua casa de praia, de frente para seu oceano favorito, você um dia poderá conversar com uma multidão, fisicamente localizada em qualquer parte do planeta, por meio de uma nova versão da Internet (a "brainet"), sem a necessidade de digitar ou pronunciar uma única palavra. Nenhuma contração muscular envolvida. Somente através de seu pensamento.


Saiba mais: www.flip.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário