quarta-feira, 10 de abril de 2013

O corpo elétrico


Nossos corpos estão repletos de energia e de cargas elétricas. Em uma matéria de fevereiro de 1984 da revista Discover, K.C. Cole fez a seguinte comparação: “A eletricidade certamente está em quase todas as coisas, as mais intangíveis do dia-a-dia: ela tanto está nas paredes das casas quanto regula a vida de nossas células... Ela tanto aciona trens elétricos quanto os cérebros humanos... Todo o seu corpo é uma enorme máquina elétrica: a química do corpo (como toda a química) está fundada em ligações elétricas.”

Faça o teste: Esfregue as mãos por dez segundos e depois vire as palmas da mãos uma de frente para a outra, com uma distância de aproximadamente 2cm. Se você se concentrar bem, irá sentir o fluxo de energia passando entre elas.

Trecho tirado do livro 
Orgasmos múltiplos do Homem.
Mantak Chia & Douglas Abrams Arava


Daí a importância de algumas técnicas durante a prática de SwáSthya Yôga tais como:

  1. prônam mudrá (gesto feito com as palmas das mãos unidas em frente ao peito) e, na verdade, todos os outros mudrás que são reflexológicos e magnéticos;
  2. bater as palmas das mãos, reproduzindo o prônam mudrá durante os kirtans (mantras de efeito extroversor);
  3. observar o comportamento do prána maya kosha (corpo feito de prána, ou corpo físico energético) durante os pránáyámas (expansão da bioenergia através de respiratórios), ásanas (técnicas corporais), kriyás (atividade de purificaçãos das mucosas) entre outras técnicas. 
Já é fato que temos energia bioelétrica, térmica e magnética em todas as nossas células e elas percorrem todo o corpo através dos meridianos, canais de energia, chamados no Yôga de nadís, que significa literalmente, corrente, rio, torrente de energia.

E será que podemos conduzir esta bioenergia pelo nosso corpo da maneira que desejamos?

Com treinamento e disciplina, sim!

A mente se move e a energia segue. Por exemplo, em nossas aulas de iniciantes, quando estamos em ásana, localizamos a consciência na região mais solicitada pelo corpo. Com isso, você provoca um aumento de atividade nos nervos e músculos desta área. Ou seja, move bioenergia, na proporção da sua concentração. E ainda, mentalizamos uma determinada cor nessa região, como o azul celeste para ajudar a descontrair, cedar e relaxar ou alaranjado para fortalecer, estimular e tonificar ou verde esmeralda para cura. Integrando, harmonizando, equilibrando, de forma consciente, todos os corpos: físico denso, físico energético, emocional, mental e intuicional.

Por Marina Engler


Nenhum comentário:

Postar um comentário