quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Neti Kriyá - limpeza das fossas nasais

Não é surpreendente que a prevalência de Rinite e Sinusite em todo o mundo continue a aumentar, já que se observam níveis crescentes de poluição e de urbanização.
Aqueles que já experienciaram esta técnica vão confirmar os imensos efeitos, incluindo o descongestionamento das seios da face, bem como a diminuição da frequência, ou mesmo a eliminação por completo, de resfriados e sinusites.

A Base Científica para Jala Neti Kriyá

Em seu resumo, "a base científica para algumas práticas de Yôga em caso de sinusite", o  Dr. Ananda Bhavanani diz que "a solução salina hipertônica melhora a depuração mucociliar, dilui o muco e pode diminuir a inflamação." 
Isto é apoiado por Dr. Marple, professor de otorrinolaringologia da Universidade do Texas, que afirma que "a irrigação nasal com solução salina é uma intervenção altamente eficaz, minimamente invasiva para pessoas que sofrem de problemas nasais."
A pesquisa do Dr. Ananda revelou que a irrigação nasal com solução salina, ou Jala Neti Kriya, pode efetivamente melhorar a drenagem dos seios da face em crianças, sendo que quando realizada diariamente, apresentou uma eficácia global na redução dos sintomas da sinusite em 70% dos pacientes.
Apesar de todas as evidências dos benefícios que a higienização nasal e dos seios paranasais traz, pela retirada de incrustações e toxinas acumuladas, a comunidade médica, em grande parte, parece ainda desconhecer este tratamento preventivo, simples, seguro e altamente eficaz. 
Lota

Como fazer?

  1. Aqueça 500ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna; 
  2. Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha;
  3. A água morna tem função vasodilatadora e o sal (cloreto de sódio), dissociando-se em cloro e sódio, age como bactericida e anti-séptico. O sal ajuda, ainda, a proteger o revestimento da mucosa nasal, bem como manter sua hidratação, tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros. A água sem o sal irrita a mucosa, causando ardência e ressecamento. Para sinusites, é opcional usar duas gotas de extrato de própolis, e, para rinites alérgicas, duas gotas de limão.
  4. Coloque a água com sal no LOTA até encher;
  5. Introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente, incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta e respire pela boca devagar;
  6. Vá inclinando o LOTA para que a água entre pela narina e espere que ela saia do outro lado; 
  7. Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar;
  8. Repita o procedimento para o outro lado;
  9. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados.

Como evitar os erros mais comuns:
  1. Se você estiver na pia do banheiro não olhe no espelho. Olhe para seu cotovelo que deve estar elevado.
  2. Não incline demais a cabeça para o lado, a água pode escorrer para a garganta, não tem problema nenhum, mas não é adequado.
  3. Não abra demais a boca para respirar, relaxe deixe apenas entre aberta.

Leia mais no livro Tratado de Yôga do educador DeRose



Nenhum comentário:

Postar um comentário