quarta-feira, 9 de maio de 2012

Yôganidrá – técnica de descontração



Eu sempre falo e escrevo sobre Força, Poder e Energia. O Yôga antigo preserva essas características e nosso treinamento é forte, porém, sempre respeita o bioritmo de cada um. Para assimilar e absorver todo esse treinamento, precisamos aprender também a relaxar, a descontrair o corpo todo. E nós, do Yôga, somos magistrais nas técnicas de descontração também.

Vale lembrar que Yôga não é ficar só relaxando, como algumas pessoas ainda pensam por aí. Yôga é uma filosofia prática que proporciona ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento humano, para o autoconhecimento e consequentemente para a hiperconsciência.


No entanto, falaremos hoje, um pouco sobre yôganidrá. Nidrá siginifica sono, portanto, yôganidrá é o sono do yôgi. Um sono onde o corpo dorme e relaxa por completo, mas mantém a mente lúcida e acordada o tempo todo. Momento de descanso e revitalização de todo o organismo.

Utilizamos o yôganidrá para gerar um estado de receptividade e fazer a energia do seu corpo fluir mais livremente por conta da descontração alcançada. Por isso, sempre digo em minhas aulas: é proporcional ao nível de descontração que se atinge no yôganidrá, o que se absorve e assimila das técnicas praticadas anteriormente, acelerando seu processo evolutivo e fazendo com que a próxima aula seja muito melhor.

E é exatamente nesse momento da aula que  aproveitamos para reprogramar nossas emoções e nossa mente para aquilo que desejamos. Como? Mentalizando, como se fosse um filme passando em sua tela mental aquelas conquistas que você deseja para o seu dia-a-dia, desde melhorias na saúde, nos relacionamentos sociais, afetivos, profissionais, e assim por diante. Você aprimora seu poder de mentalização e consequentemente, o seu poder de realização.

Vale ressaltar que essa técnica de descontração pode e deve ser realizada por todos os atletas e esportistas, diminuindo o risco de lesões e melhorando assim seus resultados rumo à alta performance e excelência humana.

Técnica corporal e respiratória para o yôganidrá

A posição ideal para o yôganidrá é o shavásana, ou seja, deitado em decúbito dorsal ou ventral. É preciso estar bem acomodado para conseguir descontrair. E a respiração deve ser lenta, consciente, profunda, silenciosa e nasal, quase que imperceptível. Este ritmo respiratório altera seu estado de consciência, proporcionando um aquietamento de todos os corpos: físico, emocional, mental e intuicional.

Shavásana - Times Squares/NY

Descontração nos ásanas - técnicas corporais

Até mesmo nos ásanas, é de extrema importância saber relaxar a musculatura. Desde que começamos a executar um ásana, este flui por diversos momentos até chegar ao seu ponto máximo. A primeira fase é o relax, onde você deixa o corpo se acostumar com a posição. Durante a permanência, naturalmente, o corpo vai cedendo e a posição vai se tornando cada vez mais agradável. Dessa forma, o ásana é assimilado biologicamente pelo organismo como um todo. Chamamos esse momento de fase passiva. Assim que o corpo se acomoda, você passa à fase ativa, intensificando a técnica até chegar ao auge, fazendo o seu melhor e mantendo uma expressão de bem-estar. Leia mais sobre Atitude interior perante os ásanas.

Dica: faça aqui o free download do CD Relax - Reprogramação emocional.

Marina Engler

2 comentários:

  1. Oi Marina, tudo bem?
    Fiz o download desse CD e coloquei ele para ouvir antes de dormir como você tinha recomendado em uma aula no início da semana e eu acabei não fazendo.
    Ontem acho que enfim pude "sentir" alguma coisa... foi muito diferente de tudo que eu já tinha vivenciando antes.
    Mas pode ser que tenha sido um sonho, não sei! Se fosse um sonho realmente eu estava sonhando que estava deitado no mesmo lugar, ouvindo o mesmo som e meu corpo parecia leve como uma pena leve, como se eu estivesse perdido a noção de gravidade.

    No nosso Sat Sanga de Quarta-Feira (16/05) também senti alguma coisa diferente em um dos mantras que fizemos. Você lembra quais foram e na mesma ordem?

    Um Grande Beijo, fique em paz!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, fico feliz por estar começando a ter boas vivências com as práticas. Vou tentar lembrar dos mantras na ordem e depois faço um post com eles, ok?

    Beijinhos Zé.

    ResponderExcluir