sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Yôga e alta performance nos esportes

Quem pratica skate, bike, dança, slackline, natação, artes marciais ou qualquer outro esporte aliado ao Yôga, ARRASA!

Eu sempre gostei muito de praticar esportes. Natação, bike, capoeira, slackline... Ou seja, adoro os esportes e todo esse clima dos treinamentos e auto-superação.


Muitas vezes, praticando algum desses esportes, percebia que meu corpo e minha mente, apesar de um intenso trabalho muscular e articular, ficava leve e o treino de repente ficava fluido. Sentia como se estivesse voando, um silêncio reinava em minha mente e era tomada por uma felicidade inefável. Sentia que podia pedalar ou nadar para sempre.

Isso acontece devido a concentração aplicada naquilo que se está realizando. Uma pessoa dispersa, muito provavelmente terá menos eficiência, menos resultados e terá que empenhar mais esforço para conquistar a mesma coisa.

É necessário estar consciente do seu corpo, da sua movimentação, mantendo uma respiração coordenada e também consciente. Para qualquer treinamento, o estado de concentração é fundamental para estarmos de fato presente no momento presente.

É tamanha a concentração que você consegue relaxar, mesmo executando um treinamento físico intenso e, a partir daí o treinamento se torna mais agradável. Nesse momento seu corpo consegue encontrar um equilíbrio entre consumo e produção de oxigênio. É óbvio que isso não vai acontecer nas primeiras semanas de treino. Eu nadei, pedalei e joguei capoeira por vários anos. Porém, esse estado de concentração também pode e deve ser treinado.

O Yôga treina o aprofundamento em técnicas respiratórias, de concentração, meditação, técnicas corporais e outras que auxiliam e complementam todos os esportes.

Quando você treina com vontade, amor, disciplina e constância, respeitando seus limites, porém superando-os, você encontra em algum momento esse estado de silêncio, integração e estabilidade profundos. E tudo isso, com certeza, é um processo de autoconhecimento gratificante. Ou seja, você aprimora suas percepções sobre si mesmo, refinando os cinco sentidos físicos, percebendo melhor suas reações, causas e conseqüências. Está aí o segredo do sucesso, tanto físico quanto emocional, mental e intuicional.

O Yôga acelera o processo evolutivo em todas as áreas e aspectos do ser humano. Proporciona alta performance nos treinamentos físicos, absorção e assimilação do treino até uma recuperação mais rápida e se estende até seu comportamento com atitudes pró-ativas, gerenciamento das emoções, administração do stress, mantendo sempre o bem-estar, a saúde, a satisfação e consequentemente a qualidade de vida almejada por todos nós.

Marina Engler

Nenhum comentário:

Postar um comentário