quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mantras - vocalização de sons e ultra-sons

"Mantra é qualquer palavra ou som que possa emitir. Existe um ditado no Yôga que diz: palavra é mantra. Ou seja, em qualquer idioma, quando se fala qualquer coisa, emite-se um mantra, um arquétipo vibratório e sonoro de uma intenção.

Se contada uma verdade, por exemplo, é criado um arquétipo dela. Ao mesmo tempo no inconsciente há um aumento de credibilidade em relação ao que foi dito. Aprimora-se assim a capacidade de emitir vibrações que causem efeitos e resultados reais. Para tanto, o comportamento deve ser atrelado ao preceito de satya*, a verdade, tornando a palavra mais poderosa. O contrário também acontece, no caso de uma mentira. 

...

Mantra pode-se traduzir como vocalização. Compõem-se do radical man (pensar) + a partícula tra (instrumento). É significativa tal construção semântica, já que o mantra é muito utilizado pra se alcançar a  "supressão da instabilidade da consciência", denominada intuição linear ou... meditação!" Essa é uma das finalidades que será explanada no decorrer do livro O poder do mantra, de autoria de Ricardo Melo e Caio Melo.

Fica aí a dica deste excelente  livro sobre mantras.

Na nossa escola temos práticas de mantras nas aulas de sat sanga, às segundas-feiras, às 20h, aberta a todos os alunos. Participe!

*Para saber mais sobre satya, acesse o post Código de ética do Yôgin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário